polícia investiga agências que vendem ilegalmente ingressos para os jogos mais caros do que os oficiais
A
Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat) abriu um inquérito para
investigar agências de turismo que vendem, ilegalmente, ingressos da
Copa do Mundo por preços maiores do que os oficiais. A medida foi tomada
após o Jogo Extra denunciar, nesta quinta-feira, dois estabelecimentos
de Copacabana que cobravam até cinco vezes mais do que a Fifa por
bilhetes. Segundo o delegado da especializada Vinicius Domingos, que
analisou as gravações dos contatos feitos pelo Jogo Extra com as
agências, os proprietários das lojas podem responder pela tentativa de
venda dos ingressos. A pena pode chegar a até dois anos de reclusão e
multa.
— As gravações provam que as entradas foram oferecidas, há o crime previsto no Estatuto do Torcedor na forma tentada — afirmou Domingos.
Os donos das duas agências citadas na reportagem foram intimados para esclarecer o conteúdo das gravações. Em depoimento, Luiz Carlos Rufino Albanese, proprietário da Bella Copa Turismo, na esquina da Av. Nossa Senhora de Copacabana com Av. Santa Clara, afirmou que “nunca vendeu ingressos para a Copa do Mundo” e “não deu instrução para que seus funcionários oferecessem entradas”. Na gravação da ligação, entregue à polícia, um homem que se identifica como funcionário do estabelecimento, disse ao Jogo Extra que “o ingresso mais barato que nós temos, está saindo a partir de R$ 2 mil”. O preço oficial da entrada mais cara para jogos da primeira fase é R$ 350 — totalizando um ágio de 470%.
Já o dono da Rio Damasco Tur, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 195, vai prestar esclarecimentos nesta sexta-feira. Ao Jogo Extra, um funcionário afirmou que os preços são tabelados: para os jogos da fase de grupos, R$ 1,8 mil; já para um jogo das quartas de final, R$3 mil. O preço oficial para essa fase chega a R$ 660.
No dia seguinte, venda negada
Um dia depois de oferecerem ingressos, funcionários das duas agências de turismo negaram, em contatos telefônicos, que as lojas vendam entradas para jogos da Copa do Mundo. Na Bella Copa Turismo, uma mulher, que se identificou como funcionária, afirmou que a agência “não faz esse tipo de serviço”.
Já na Rio Damasco Tur, ao contrário do primeiro contato, em que um homem com forte sotaque árabe atendeu a ligação, dessa vez foi uma vendedora da loja que respondeu com um seco “não, senhor” ao questionamento do Jogo Extra sobre a venda de ingressos. Mesmo após a visita de agentes da Deat, as lojas permaneceram abertas durante todo o dia.
Frustração
Poucas horas depois de a Fifa anunciar que os ingressos para os principais jogos da Copa estavam esgotados — deixando milhares de torcedores, que passaram a noite em filas ou em frente ao computador, frustrados —, o Jogo Extra entrou em contato com duas agências de turismo. Na ligação, ingressos para a partida entre Espanha e Chile, no Maracanã foram solicitados. As duas agências confirmaram que tinham quatro entradas para o jogo.
Esquema
O esquema de venda é o mesmo nas duas agências. Os ingressos não ficam guardados nas lojas, mas com uma pessoa que é contatada por telefone depois que o comprador escolhe o jogo que quer assistir. Na Rio Damasco Tour, o funcionário explicou: “Você chega aqui com o dinheiro, eu mando pegar (o ingresso) com um amigo”.
2,9 milhões vendidos
A Fifa anunciou que foram vendidos pouco mais de 2,9 milhões de ingressos. Já os pedidos de entradas chegaram a 11 milhões. Ao todo, 60% dos bilhetes foram comprados por brasileiros.
— As gravações provam que as entradas foram oferecidas, há o crime previsto no Estatuto do Torcedor na forma tentada — afirmou Domingos.
Os donos das duas agências citadas na reportagem foram intimados para esclarecer o conteúdo das gravações. Em depoimento, Luiz Carlos Rufino Albanese, proprietário da Bella Copa Turismo, na esquina da Av. Nossa Senhora de Copacabana com Av. Santa Clara, afirmou que “nunca vendeu ingressos para a Copa do Mundo” e “não deu instrução para que seus funcionários oferecessem entradas”. Na gravação da ligação, entregue à polícia, um homem que se identifica como funcionário do estabelecimento, disse ao Jogo Extra que “o ingresso mais barato que nós temos, está saindo a partir de R$ 2 mil”. O preço oficial da entrada mais cara para jogos da primeira fase é R$ 350 — totalizando um ágio de 470%.
Já o dono da Rio Damasco Tur, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 195, vai prestar esclarecimentos nesta sexta-feira. Ao Jogo Extra, um funcionário afirmou que os preços são tabelados: para os jogos da fase de grupos, R$ 1,8 mil; já para um jogo das quartas de final, R$3 mil. O preço oficial para essa fase chega a R$ 660.
No dia seguinte, venda negada
Um dia depois de oferecerem ingressos, funcionários das duas agências de turismo negaram, em contatos telefônicos, que as lojas vendam entradas para jogos da Copa do Mundo. Na Bella Copa Turismo, uma mulher, que se identificou como funcionária, afirmou que a agência “não faz esse tipo de serviço”.
Já na Rio Damasco Tur, ao contrário do primeiro contato, em que um homem com forte sotaque árabe atendeu a ligação, dessa vez foi uma vendedora da loja que respondeu com um seco “não, senhor” ao questionamento do Jogo Extra sobre a venda de ingressos. Mesmo após a visita de agentes da Deat, as lojas permaneceram abertas durante todo o dia.
Frustração
Poucas horas depois de a Fifa anunciar que os ingressos para os principais jogos da Copa estavam esgotados — deixando milhares de torcedores, que passaram a noite em filas ou em frente ao computador, frustrados —, o Jogo Extra entrou em contato com duas agências de turismo. Na ligação, ingressos para a partida entre Espanha e Chile, no Maracanã foram solicitados. As duas agências confirmaram que tinham quatro entradas para o jogo.
Esquema
O esquema de venda é o mesmo nas duas agências. Os ingressos não ficam guardados nas lojas, mas com uma pessoa que é contatada por telefone depois que o comprador escolhe o jogo que quer assistir. Na Rio Damasco Tour, o funcionário explicou: “Você chega aqui com o dinheiro, eu mando pegar (o ingresso) com um amigo”.
2,9 milhões vendidos
A Fifa anunciou que foram vendidos pouco mais de 2,9 milhões de ingressos. Já os pedidos de entradas chegaram a 11 milhões. Ao todo, 60% dos bilhetes foram comprados por brasileiros.
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