Livro reúne fotos espetaculares publicadas pela revista "Vanity Fair"

Publicação comemora os 100 anos de existência da revista mais glamourosa do mundo

Fundada em 1913, a revista americana Vanity Fair lançou em dezembro do ano passado o livro Vanity Fair 100 years: from the jazz age to our age, organizado por Graydon Carter, para comemorar seus 100 anos de existência. A publicação, originalmente chamada Dress and Fair, saiu de circulação em 1936 e voltou a ser publicada somente em 1983. Embora em seus primeiros anos predominassem as ilustrações, foi pelos retratos definitivos das celebridades que a revista ficou famosa.

Mostrar gente muito conhecida do público de uma forma surpreendente sempre foi a especialidade da Vanity Fair. Para obter imagens únicas, a revista lança mão dos melhores fotógrafos, oferece a eles os melhores recursos e os coloca, frente a frente, com as personalidades mais famosas do planeta – em geral, mulheres lindíssimas.

A modelo Gisele Bündchen nua em cima de um cavalo branco, o reverendo Joseph Run Simmons e o rapper Darryl DMC num carro anfíbio em frente à Estátua da Liberdade ou a atriz Julianne Moore fotografada numa releitura do quadro A grande odalisca, pintado no século XIX por Jean Auguste Ingres, são imagens que mostram quanto a combinação de elegância, fama e glamour funciona bem. Por mais ousada ou estranha que seja a proposta da foto, ninguém diz não a um fotógrafo da revista.

Neste ensaio, reuninos algumas imagens que mostram o melhor da arte do retrato nos últimos 100 anos – fotos capazes de eternizar celebridades num mundo a cada dia mais efêmero. 

GISELE BÜNDCHEN Feita em 1999 pelo fotógrafo Walter Chin, a imagem foi escolhida pelo autor como seu trabalho mais importante. A foto virou referência para outras modelos e foi marcante na carreira de Gisele (Foto: Walter Chin, 1999/Abrams Books Courtesy)


O PASTOR E O RAPPER Nesta imagem, feita em 2005 pelo fotógrafo Jonas Karlsson, o pastor Joseph Run Simmons (à esq.) e o rapper Darryl DMC desafiam a sorte num carro anfíbio, ao largo da cidade de Nova York (Foto: Jonas Fredwall Karlsson, 2005/Abrams Books Courtesy)


GRETA GARBO O olhar, a pose e as mãos escondendo o cabelo transformaram o retrato da atriz, feito em 1928 por Edward Steichen, em ícone da fotografia (Foto: Edward Steichen, 1928/Abrams Books Courtesy)

JENNIFER LOPEZ Estilo e sensualidade são as marcas deste retrato da atriz e cantora Jennifer Lopez, feito em  1998 pelo fotógrafo Firooz Zahedi (Foto: Firooz Zahedi, 1998/Abrams Books Courtesy)

JULIANNE MOORE A inspiração para este retrato de 2003, do fotógrafo Michael Thompson, foi a pintura A grande odalisca, de Jean Auguste Ingres. A foto foi feita numa Pentax com uma única lâmpada de flash (Foto: Michael Thompson, 2000/Abrams Books Courtesy)

GEORGE CLOONEY A fotógrafa americana Annie Leibovitz fez carreira na Vanity Fair. Tornou-se a mais requisitada por astros como George Clooney, em foto de 2003  (Foto: Annie Leibovitz, 2005/Abrams Books Courtesy)
JESSE OWENS O velocista americano foi fotografado por Lusha Nelson em 1935. O ângulo da foto e o olhar voltado ao horizonte transformaAm o atleta em ser superior. Owens ganhou  quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim,  no ano seguinte (Foto: Lusha Nelson, 1935/Abrams Books Courtesy)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.