SuperVia é autuada pelo Procon-RJ e multa pode chegar até R$ 7 milhões
Problemas no atendimento e falta de informação foram causas da multa.
Ministério Público reúne provas para constatar descumprimento de liminar.
Segundo Carlos Eduardo Amorim, diretor jurídico do Procon, fiscais foram até as estações de trem para avaliar a prestação de serviço da companhia. Eles constataram que o sistema de áudio não informava adequadamente o ocorrido, que havia pessoas andando pelos trilhos e que não foi feita uma recondução dos passageiros a outros transportes públicos, como ônibus e metrô. Amorim disse, ainda, que a SuperVia será convocada para prestar esclarecimentos.
O Ministério Público do Rio, por meio da 6ª Vara de Justiça Empresarial, vai enviar fotos e imagens de tudo o que foi recolhido e que possa comprovar irregularidades no sistema da SuperVia. De todo modo, essas infrações já estariam desrespeitando uma liminar da 3ª Promotoria de Defesa do Consumidor, que exige a manutenção da qualidade do serviço. Ao não cumprimento dessa norma, já cabe multa de R$ 300 mil.
O engenheiro especialista em transportes Alexandre Rojas defende o estabelecimento de metas para que os problemas no sistema de transporte sejam solucionados de forma permanente.
"É preciso estabelecer índices claros e divulgados periodicamente, de forma aberta, quanto à qualidade dos serviços prestados. Multa geralmente não resolve nada. O ideal é não ter que aplicar multa e que esse dinheiro possa ser investido no sistema de transporte", analisa.
Fumaça
é vista perto de funcionários da SuperVia e da estrutura de ferro
derrubada após o descarrilamento no Rio, na manhã de quarta-feira (22)
(Foto: Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo)
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